10 de nov. de 2010

11º Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS acontece nesta quinta-feira


Coral Municipal de Cachoeirinha se apresenta em comemoração aos 100 Anos de Noel e Adoniran e encontros do II Seminário AEILIJ – Por um espaço especial para a literatura na escola também são destaque 
 

 Pelo décimo-primeiro ano consecutivo, os organizadores de feiras de livros do Estado se reúnem na Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro acontece nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, na Casa do Pensamento, com participação de representantes de vários dos mais de 110 municípios gaúchos que promovem feiras de livros, assim como de escolas, clubes sociais e outras entidades que igualmente inserem este tipo de evento em seu calendário cultural.

Às 9h30, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, abre o evento. Logo depois, às 10h, a professora Vera Teixeira de Aguiar, da PUCRS, ministra a palestra “Para um país de leitores: o papel dos agentes sociais”. À tarde, às 14h, Maria Helena Costa Signorelli, coordenadora da Economia do Livro do Ministério da Cultura, aborda a elaboração e a implantação do Plano Municipal do Livro e da Leitura na Casa do Pensamento. As atividades do 11° Encontro de Organizadores de Feiras de Livros seguem durante todo o dia.

Também têm lugar no Cais do Porto, nesta quinta, as atividades do segundo dia do II Seminário AEILIJ – Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – Por um espaço especial para a literatura na escola. O tema deste ano é “O politicamente (in)correto em Literatura Infantil e Juvenil”. 

Às 18h30min, no Deck dos Autógrafos, o Coral Municipal de Cachoeirinha realiza apresentação em homenagem aos 100 Anos de Noel Rosa e Adoniran Barbosa.

Confira os destaques da programação do dia 11 de novembro:
9h – O Autor no Palco com Ana Terra – Teatro Sancho Pança.
10h – 11° Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS – Casa do Pensamento. Tema: “Por um país de leitores: o papel dos agentes sociais”, palestra de Vera Teixeira de Aguiar.
10h30 - O Autor no Palco com o escritor Luiz Antônio Aguiar - Teatro Sancho Pança.
11h30 - 11° Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS - Projeto  Autor na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Petrópolis - Casa do Pensamento.
14h – O mundo em silêncio, encontro com Marô Barbieri, Ignácio Martinez e Helô Bacichette, autores do livro bilíngüe - Arena das Histórias.
14h – Apresentação da Cia Lúdica, para crianças em idade pré-escolar  - QG dos Pitocos.
14h - Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS - palestra com Maria Helena Costa Signorelli, Coordenadora da Economia do Livro do Ministério da Cultura - Casa do Pensamento.
15h - A vassoura da bruxa, contação da história de Rosana Rios por Leila Pereira - QG dos Pitocos.
15h30 – O Autor no Palco com Fábio Sombra - Teatro Sancho Pança.
16h - 11° Encontro de Organizadores de Feiras de Livros no RS - Relato de experiência: Projeto Farol da Leitura, da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Minas do Leão - Casa do Pensamento.
17h30 - II Seminário AEILIJ - Por um espaço especial para a Literatura na escola – Mesa: Caminhos possíveis para a formação e qualificação de um leitor reflexivo. Debate com  Ilan Brenman, Elaine Maritza, Luiz Antônio Aguiar e  Rosinaura Barros  -  Mediação de Marô Barbieri - Casa do Pensamento.
18h30 - 100 Anos de Noel e Adoniran com o Coral Municipal de Cachoeirinha - Deck dos Autógrafos.


Release da Assessoria de Imprensa da Câmara Rio-Grandense do Livro para a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

0 Comentários: