12 de abr. de 2011

Livraço abre a Semana do Livro 2011

Encontro ocorre no domingo, 17 de abril, no Parque Farroupilha, em frente ao Monumento ao Expedicionário

Câmara Rio-Grandense do Livro, com apoio de entidades ligadas ao setor, promove a abertura das atividades da Semana do Livro 2011. Um dos mais aguardados momentos de incentivo ao livro e à leitura do Estado começa com uma ação democrática em um dos parques mais populares da capital gaúcha, a Redenção. No dia 17 de abril, a partir das 11 horas, o Livraço Por Uma Porto Alegre Mais Leitora vai reunir amantes da literatura com seus livros preferidos. O ponto de encontro será em frente ao Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha. Os participantes vão ler trechos das obras e depois poderão trocar os livros entre si ou doá-los a bibliotecas. Esta será a 9ª edição da Semana do Livro e ocorrerá entre 17 a 23 de abril com atividades programadas em Porto Alegre e em várias cidades do Interior do Estado, como Caxias do Sul, Carazinho, Santa Rosa, Canoas, São Leopoldo e Montenegro, entre outras.
Tanta agitação se deve ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, que é comemorado em 23 de abril, data instituída pela Unesco. Foi nesse dia que morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare. A Câmara Rio-Grandense do Livro prepara uma solenidade especial para a Semana, com homenagens a pessoas e instituições que, no ano passado, desenvolveram ou apoiaram ações de promoção à leitura e de incentivo ao livro, além dos jubilados do livro, titulares e funcionários de empresas associadas que completaram 25 e 35 anos de dedicação ao setor livreiro. O evento será no dia 18 de abril, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.


Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro: é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa os interesses do setor editorial e livreiro gaúcho. A entidade atua de forma independente e tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura regional. Conta com 153 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, entre editores, distribuidores de livros, livreiros e creditistas, assim como outras instituições que se dedicam à produção e comercialização do livro. Além da Semana do Livro, realizada há nove anos, promove a Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira de livros a céu aberto das Américas, de forma ininterrupta desde 1955. Hoje, a Feira do Livro é Patrimônio Imaterial de cunho cultural da cidade de Porto Alegre.

Release gentilmente cedido pela Assessoria de Imprensa da Câmara Rio-Grandense do Livro.

0 Comentários: