29 de abr. de 2010

Quem és tu?

Estava eu perdido no Bairro Santo Antônio coletando fotos para o Vivendo Porto Alegre, quando me deparei com uma pequena praça: pequena, mas bem conservada. Algumas pessoas caminhando com seus cachorros, outras caminhando pelas calçadas. Uma bela manhã... saquei a câmera e comecei o registro do dia.
Após algumas fotos, perguntei para uma moradora o nome da praça. "Sabe que eu não sei." Tudo bem, quem tem boca vai à Roma. Perguntei para mais um, e mais outro. Está bem, quem tem Google também chega lá. Pesquisando agora no Google Maps, descobri que não há registro da tal praça. Eu esperava encontrar algo do tipo:
Mas, para a minha surpresa, não havia nada lá.
De repente, comecei a entender o por quê dos usuários da praça não saberem o seu nome. Pesquisando aqui e ali, tudo o que consegui - e sinceramente, não pude dedicar muito tempo à pesquisa - foi o registro da Lei Municipal nº 8174, de 15 de junho de 1998, onde há uma referência à doação e destinação de uma área à Prefeitura para a instalação de uma praça.
Quem acompanha ao menos vagamente o cotidiano legislativo sabe que todo vereador adora apresentar projetos-de-lei propondo nome para ruas, praças, e tudo mais. Parece que esta, por enquanto, ainda não foi alvo de nenhuma iniciativa legislativa. Outra hipótese possível é que a minha pesquisa tenha sido mal feita, tendo em vista o tempo que reservei a ela. Quem sabe? Enquanto isso, dá uma olhada na praça sem nome.
Ao fundo, Igreja Santo Antônio, residência dos Capuchinhos.
A praça possui uma bela vista de parte de Porto Alegre.

0 Comentários: