28 de mai. de 2010

Praça da Matriz

A Praça da Matriz, cujo nome oficial é Praça Marechal Deodoro da Fonseca, existe desde o surgimento da Cidade. Naquela época, no entanto, era chamada de Largo do Palácio. O majestoso Monumento a Júlio de Castilhos foi inaugurado em 24 de outubro de 1914. A panorâmica abaixo da Praça da Matriz é melhor visualizada clicando sobre ela.
É conhecida por muitos por Praça dos Poderes. Ela concentra a sua volta prédios dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A grandiosa Catedral Metropolitana, construída em granito rosa (detentora da segunda maior cúpula do mundo) também se encontra edificada junto à praça. Outro importante vizinho é o belo Theatro São Pedro
Acima, fotografia mostrando ao fundo a cúpula de 18 metros de diâmetro da Catedral Metropolitana. Abaixo, Monumento a Júlio de Castilhos.
Em direção à Assembléia Legislativa.
Em direção ao Theatro São Pedro, à esquerda. Do outro lado da rua, à direita, o Tribunal de Justiça, tendo ao fundo edifício histórico da Biblioteca Pública do Estado (em reforma, coberto pela manta azul).
Abaixo, mapa apresentando a Praça da Matriz (1), o Theatro São Pedro (2), o antigo prédio do Tribunal de Justiça (3), a Catedral Metropolitana (4), o Palácio Piratini (5), a Assembléia Legislativa (6) e o Solar dos Câmara (7).
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

0 Comentários: