10 de nov. de 2010

Jornada de Passo Fundo recebe a Ordem dos Jacarandás


A 56ª Feira do Livro de Porto Alegre reconhece, nesta edição, o trabalho de outro evento que é exemplo em promover a leitura. A Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo recebe na próxima quinta-feira, 11 de novembro, às 18h30, no Auditório do Memorial do Rio do Sul, a Ordem dos Jacarandás. A comenda, concedida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, marca o início das homenagens aos 30 anos do evento e suas 13 edições. “A Jornada merece permanente reconhecimento por ser exemplo e fonte de inspiração para quem trabalha de forma efetiva pela construção de uma sociedade leitora no País”, destaca João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

O evento, reconhecido como o maior espaço de debate de literatura na América Latina, é realizado pela Universidade de Passo Fundo e pela prefeitura municipal. Em 2009, mais de 30 mil pessoas participaram das atividades promovidas no Circo da Cultura e 17 mil crianças marcaram presença na Jornadinha, que acontece há cinco anos. A Jornada já recebeu nomes como Antônio Callado, Fernando Sabino, Orígenes Lessa e Otto Lara Resende. O município de Passo Fundo registra um dos melhores índices de leitura do País, com 6,5 livros por habitante/ano, número que supera a média brasileira de 4,7 livros e se aproxima da média anual francesa de 7 livros.

Ordem dos Jacarandás – A homenagem foi criada, em 2007, pela Câmara Rio-Grandense do Livro para agraciar personalidades e entidades que tenham se destacado ativamente pela causa do livro. “Muitos são aqueles que, com suas ações, levam o livro e a leitura a gaúchos de todas as querências. Poucos são os que, por suas ações sensíveis e efetivas, merecem de maneira muito especial o reconhecimento da comunidade livreira”, destaca o documento de criação da homenagem. A Ordem dos Jacarandás já foi entregue a Luiz Fernando Cirne Lima, na 53º ano, pelo apoio do empresário à viabilização de várias edições da Feira do Livro de Porto Alegre. Na 54ª edição, a agraciada foi Loida Streliaev por anos de dedicação à Câmara Rio-Grandense do Livro e à Feira.


Release da Assessoria de Imprensa da Câmara Rio-Grandense do Livro para a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

0 Comentários: