7 de nov. de 2010

Paixão Côrtes e seus livros em sessão especial de autógrafos


Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, lançamento do Congresso Brasileiro do Livro Digital e histórias da herança árabe e judaica também são destaques da programação da Feira do Livro de Porto Alegre
 
A segunda-feira, 8 de novembro, será um dia especial para o contato do patrono, Paixão Côrtes, com o público da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Às 19h30, este “tropeiro cultural” autografa as obras Aspectos da Sociabilidade Gaúcha, Festejos do Ciclo São João na Tradição Gaúcha, Origem da Semana Farroupilha / Primórdios do Movimento Tradicionalista, Suas Vivências e Convivências, A Moda - Alinhavos & Chuleios e Folclore Gaúcho - Festas, Bailes, Música e Religiosidade Rural na Praça de Autógrafos.
O dia também será marcado por importantes debates sobre o livro. Às 14h30, acontece o Fórum de discussão por um plano de livro, leitura e literatura para a cidade de Porto Alegre na Sala Oeste do Santander Cultural. Este debate aberto coloca em pauta a inclusão de Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura como proposta política do Município. Representantes de entidades ligadas ao livro e à leitura participam do evento.
Um pouco depois, às 15h, o Memorial do RS (Sala dos Jacarandás) acolhe o lançamento do Congresso Brasileiro do Livro Digital. As discussões serão em torno de três mesas-redondas: “Uma reflexão crítica sobre o livro digital”, “O futuro e o livro digital” e “Um novo mercado?”.
 
Para quem quiser apenas contemplar, a opção é assistir ao documentário sobre Oswald de Andrade, às 14h30, na Tenda de Pasárgada, na Praça da Alfândega. Um dos mais importantes – e injustiçados – poetas brasileiros é tema de um programa especial no Espaço Aberto Literatura, da Globo News. O documentário traz depoimentos de Ferreira Gullar, Décio Pignatari e participação especial de Chacal.
No final do dia, às 18h, um pouco mais de audiovisual: “Tio Sam vai à guerra: Os EUA e suas guerras através do cinema”. O evento, que ocorre na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS, é um debate sobre a história dos Estados Unidos contada a partir de seus envolvimentos em conflitos bélicos com diferentes países, e sobre como tais eventos são retratados pela indústria do cinema.
 
Outra dica de debate cultural é “Primos – Histórias da herança árabe e judaica”. O público poderá conhecer um pouco mais das histórias dessas duas culturas por meio da visão de escritores como Tatiana Salem Levy, Moacyr Scliar, Fabrício Carpinejar e Cíntia Moscovich. Esta programação acontece às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

Confira mais destaques da programação de 8 de novembro na Área Geral:
14h - Oficina "Adaptação literária para audiovisual" a partir de microcontos, com Beto Souza – Sala de Pesquisa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
14h30 - Fórum de discussão por um plano de livro, leitura e literatura para a cidade de Porto Alegre - Sala Oeste - Santander Cultural.
14h30 - Tenda.doc - Documentário: Oswald de Andrade - Tenda de Pasárgada - Praça da Alfândega.
15h - Lançamento do Congresso Brasileiro do Livro Digital - Sala dos Jacarandás - Memorial do RS.
18h - Tio Sam vai à guerra: Os EUA e suas guerras através do cinema - Sala dos Jacarandás - Memorial do RS (autógrafo às 20h).
19h - Primos - Histórias da herança árabe e judaica, com os escritores Tatiana Salem Levy, Moacyr Scliar, Fabrício Carpinejar, Cíntia Moscovich. Mediação de Ricardo Azeredo - Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (autógrafo às 20h30).
19h - Ciclo Fahrenheit 451: Luis Augusto Fischer é As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain - Sala Leste - Santander Cultural.
19h30 - Sessão de Autógrafos Especial: Livros do Patrono Paixão Côrtes - Praça de Autógrafos - Praça da Alfândega.
20h30 - Cordão da Saideira: Filosofia de botequim, reflexos da boemia na crônica e na MPB - Tenda de Pasárgada, com Rubem Penz, Marçal de Menezes Paredes, Maurício Marques, Dudu Sperb - Praça da Alfândega.

Release da Assessoria de Imprensa da Câmara Rio-Grandense do Livro para a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

0 Comentários: