12 de dez. de 2010

Cosplay: cultura e arte

Cosplay (abreviação de costume play ou de costume roleplay) moderno é um termo que se originou no Japão e significa 'jogo de fantasias', 'jogo de trajes', etc. Nos Estados Unidos a expressão se refere especificamente às fantasias relacionadas à cultura do anime e do mangá. No Japão, berço desta arte, a expressão (コスプレ ou Kosupure) não se limita ao anime e ao mangá, mas também como fonte de inspiração para muitas indústrias de entretenimento, como ficção científica e horror.
cosplay no Anima Heroes em Porto Alegre
O ponto alto deste processo são as convenções de anime. Muitas delas realizam concursos para cosplay e masquerade, como o Anima Heroes e o Jedicon/RS. No Japão, o cosplay não é encontrado apenas em eventos geek, mas também nas ruas, como nos distritos de Harajuku ou Akihabara, em Tóquio.
Brazilian cosplayers
Alguns cosplayers fazem suas próprias fantasias, investindo grandes quantidades de tempo e dinheiro no processo, enquanto outros compram suas roupas de estilistas profissionais.
No site Teenspace, cosplay é dividido em duas categorias: cosplay básico e masquerade (ou mascarado). O cosplay básico envolve uma representação através de uma fantasia, mas sem maiores preocupações com o comportamento do personagem em questão. O masquerade, no entanto, é um cosplayer que interpreta a personalidade do seu personagem.
ブラジルのコスプレ
Na Wikipedia, no entanto, masquerade é referido como um termo embrionário do cosplay, chegando a afirmar que a origem do cosplay não pertence ao Japão. O primeiro cosplay conhecido teria sido criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon (The World Science Fiction Convention): a convenção anual de ficção científica. O que importa, de fato, é que esta manifestação cultural é um grande tributo à diversão.
o que é cosplay?
Cosplay já há muito tempo deixou de ser uma moda. É acima de tudo um dos ícones da cultura pós-moderna deste início de milênio.

Para ver mais fotos de cosplayers na 2ª edição do Anima Heroes em Porto Alegre, clique aqui.


Referências
Anime, acesso em 12dez10.
Bella Online, acesso em 12dez10.
Cure Cosplay Community Site, acesso em 12dez10.
Teenspace, acesso em 12dez10.
Wikipedia, acesso em 12dez10.